domingo, 16 de outubro de 2016

Projeto:geometria



Escola Estadual Professor Manoel Rufino
Projeto: Placas de trânsito Geometria
Professora :Nanci Silva
Alunos do 2°ano C


Placas de Trânsito confeccionada pelos alunos.

Problematização
    Reconhecer a utilidade do espaço escolar e identificar com as placas de trânsito brasileira.

Resumo
       Apresenta- se um estudo sobre a Matemática no trânsito com o objetivo de desenvolver no aluno uma percepção de espaço, e noções de geometria, apontando a importância da matemática no cotidiano dos educandos. Considerando que a educação no trânsito tem um papel de destaque no processo social do cidadão.
         Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, para circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga. Ou seja, quando você está no carro, no ônibus, atravessando a rua ou esperando o semáforo abrir, você está no trânsito.
            O trânsito é um assunto muito tratado hoje em dia, isso porque praticamente todas as pessoas de alguma maneira, convivem com o trânsito. Para que possamos ter uma sociedade mais responsável e inteligente devemos apresentar aos alunos hoje para que amanhã não sejam cidadãos incompetentes e incoerentes no transito e além de ajudar na diminuição nas mortes de transito que sem sombra de dúvida é a causa que mais mata no mundo hoje em dia, mas para que isso aconteça é importante que todos colaborem e conheçam as regras e sinais do trânsito.




Justificativa

            Proporcionar ao aluno conhecimentos matemáticos a partir de situações reais no trânsito para que o mesmo cresça consciente, de atitudes positivas e negativas.
            Com este Projeto sobre geometria abordaremos situações relacionadas à forma, dimensão, espaço, localização, cores e direção. O objetivo de ensinar geometria aos alunos do 2º ano está ligado ao sentido de localização, reconhecimento de figuras e de formas geométricas, representação espacial e estabelecimento de propriedades.
            Não devemos ignorar esta matéria da forma de sermos omissos para com a moral e a ática pessoal e coletiva, pois alguns alunos precisam ser monitorados, pois não conseguem criar uma relação entre a geometria e o mundo ao seu redor.
   Devidamente objetivo este Projeto levará ao aluno a se comportarem de maneira crítica e sendo ótimos observadores do mundo e criando a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos com o cotidiano, para que mais adiante possam ser cidadãos exemplares com as normas e leis de trânsito.  Objetivamos por meio deste difundir uma nova e grande concepção de forma lúdica recreativa e teórica sobre alguns conteúdos que possuem afinidade com a geometria, como os mapas, as figuras, os sólidos, as planificações entre outros.
Objetivo Geral

            Desenvolver no aluno a noção de espaço, localização e o uso da matemática identificando as diferentes formas geométricas contidas nas placas de trânsito, nos cenários urbanos, nas pinturas e veículos do seu cotidiano, e sua importância na vida social e acadêmica.
Objectives Específicos

· Mostrar através das placas e suas cores e formas geométricas, a localização e espaço,
·Ensinar o aluno noção de espaço e respeito no trânsito;
·Reconhecer e nomear figuras geométricas, perceber suas respectivas propriedades;

Metodologia

            O professor deverá analisar o conhecimento que os alunos têm a respeito do assunto. Em seguida poderá apresentar as placas de sinalização com vários formatos. Ocorrendo a procedência de elaboração de perguntas a respeito das placas e que formas elas possuem. É cabível que os alunos devam reconhecer as figuras geométricas com características planas, fechadas, simples e contornos com retas.
    É imprescindível apresentar a ideia de localização e espaço, construindo placas de localização no espaço da escola.Placa de identificação dos principais locais e acesso.
    Por último o projeto inclui a parte teórica e discursiva/palestra retratando o conceito da geometria na linguagem matemática.
   O uso da sala de informática foi de fundamental importância para pesquisa de placas e sua identificação com a localização no espaço escolar.


Cronograma

O projeto será efetivado em algumas fases de elaboração sua duração será de 05 aulas, sendo distribuídas da seguinte forma:
Ø  1ª Fase - Elaboração do projeto.
Ø 2ª Fase - Pesquisa em sala (professor e aluno).
 Explicação sobre o projeto para os alunos;
Aplicação de um questionário/debate sobre conhecimentos dos alunos a respeito das regras de transito.
Ø 3ª FASE­ - Organização do espaço a ser realizado o projeto.
Decorar a escola, tornando a temática com o projeto;
Apresentação das placas de transito com várias formas geométricas.
Elaboração de perguntas sobre as placas transito e que formas elas possuem.
Ø 4ª FASERealização de Maquete.
Estabelecer noção de espaço e localização de espaço dentro da escola (demonstrar através de exemplos a relação que existe entre eles).
Ø 5ª FASE - Finalização e concretização do projeto.
 Análise (Feed Back) de todo o projeto com a escola

Tempo estimado
2 aulas

Recursos materiais:
Modelo de placas de transito, cola, isopor, papel contact, impressora, sala de informática.


Problematização
    Reconhecer a utilidade do espaço escolar e identificar com as placas de trânsito brasileira.

Resumo
       Apresenta- se um estudo sobre a Matemática no trânsito com o objetivo de desenvolver no aluno uma percepção de espaço, e noções de geometria, apontando a importância da matemática no cotidiano dos educandos. Considerando que a educação no trânsito tem um papel de destaque no processo social do cidadão.
         Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, para circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga. Ou seja, quando você está no carro, no ônibus, atravessando a rua ou esperando o semáforo abrir, você está no trânsito.
            O trânsito é um assunto muito tratado hoje em dia, isso porque praticamente todas as pessoas de alguma maneira, convivem com o trânsito. Para que possamos ter uma sociedade mais responsável e inteligente devemos apresentar aos alunos hoje para que amanhã não sejam cidadãos incompetentes e incoerentes no transito e além de ajudar na diminuição nas mortes de transito que sem sombra de dúvida é a causa que mais mata no mundo hoje em dia, mas para que isso aconteça é importante que todos colaborem e conheçam as regras e sinais do trânsito.




Justificativa

            Proporcionar ao aluno conhecimentos matemáticos a partir de situações reais no trânsito para que o mesmo cresça consciente, de atitudes positivas e negativas.
            Com este Projeto sobre geometria abordaremos situações relacionadas à forma, dimensão, espaço, localização, cores e direção. O objetivo de ensinar geometria aos alunos do 2º ano está ligado ao sentido de localização, reconhecimento de figuras e de formas geométricas, representação espacial e estabelecimento de propriedades.
            Não devemos ignorar esta matéria da forma de sermos omissos para com a moral e a ática pessoal e coletiva, pois alguns alunos precisam ser monitorados, pois não conseguem criar uma relação entre a geometria e o mundo ao seu redor.
   Devidamente objetivo este Projeto levará ao aluno a se comportarem de maneira crítica e sendo ótimos observadores do mundo e criando a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos com o cotidiano, para que mais adiante possam ser cidadãos exemplares com as normas e leis de trânsito.  Objetivamos por meio deste difundir uma nova e grande concepção de forma lúdica recreativa e teórica sobre alguns conteúdos que possuem afinidade com a geometria, como os mapas, as figuras, os sólidos, as planificações entre outros.
Objetivo Geral

            Desenvolver no aluno a noção de espaço, localização e o uso da matemática identificando as diferentes formas geométricas contidas nas placas de trânsito, nos cenários urbanos, nas pinturas e veículos do seu cotidiano, e sua importância na vida social e acadêmica.
Objectives Específicos

· Mostrar através das placas e suas cores e formas geométricas, a localização e espaço,
·Ensinar o aluno noção de espaço e respeito no trânsito;
·Reconhecer e nomear figuras geométricas, perceber suas respectivas propriedades;

Metodologia

            O professor deverá analisar o conhecimento que os alunos têm a respeito do assunto. Em seguida poderá apresentar as placas de sinalização com vários formatos. Ocorrendo a procedência de elaboração de perguntas a respeito das placas e que formas elas possuem. É cabível que os alunos devam reconhecer as figuras geométricas com características planas, fechadas, simples e contornos com retas.
    É imprescindível apresentar a ideia de localização e espaço, construindo placas de localização no espaço da escola.Placa de identificação dos principais locais e acesso.
    Por último o projeto inclui a parte teórica e discursiva/palestra retratando o conceito da geometria na linguagem matemática.
   O uso da sala de informática foi de fundamental importância para pesquisa de placas e sua identificação com a localização no espaço escolar.


Cronograma

O projeto será efetivado em algumas fases de elaboração sua duração será de 05 aulas, sendo distribuídas da seguinte forma:
Ø  1ª Fase - Elaboração do projeto.
Ø 2ª Fase - Pesquisa em sala (professor e aluno).
 Explicação sobre o projeto para os alunos;
Aplicação de um questionário/debate sobre conhecimentos dos alunos a respeito das regras de transito.
Ø 3ª FASE­ - Organização do espaço a ser realizado o projeto.
Decorar a escola, tornando a temática com o projeto;
Apresentação das placas de transito com várias formas geométricas.
Elaboração de perguntas sobre as placas transito e que formas elas possuem.
Ø 4ª FASERealização de Maquete.
Estabelecer noção de espaço e localização de espaço dentro da escola (demonstrar através de exemplos a relação que existe entre eles).
Ø 5ª FASE - Finalização e concretização do projeto.
 Análise (Feed Back) de todo o projeto com a escola

Tempo estimado
2 aulas

Recursos materiais:
Modelo de placas de transito, cola, isopor, papel contact, impressora, sala de informática.



















3 comentários: