domingo, 16 de outubro de 2016

PROJETO " Laboratório Caseiro e virtual de Física



Escola Estadual Professor Manoel Rufino
PROJETO " Laboratório Caseiro e virtual de Física
Área: Física            Séries: 1° ano
Prof: Nanci Silva

INTRODUÇÃO
     É sabido que o aprendizado de Física não deve se limitar somente aos conteúdos programáticos ministrados em sala de aula. Com o advento das modernas técnicas eletrônicas e acesso à Internet, o conhecimento tornou-se algo bastante corriqueiro e fácil. O aluno que tem condições de usufruir dessas facilidades digitais obtém êxito em seus estudos e, consequentemente, em sua futura carreira profissional. E o aluno que normalmente utiliza tais ferramentas de estudo também mostra interesse em desenvolver projetos na área de ciência experimental.
      A ciência é a mãe das disciplinas. Ela engloba um vasto leque de conhecimentos que vão desde a matemática até a geografia, passando pela história, antropologia, sociologia, biologia, química, física e até mesmo a medicina. Os conteúdos de Física oferecem ao aluno um conjunto de informações que devem ser processados de tal forma  uma consciência crítica acerca dos fenômenos naturais que o cercam. Essa consciência crítica, que irá abrir-lhe os horizontes para novas descobertas, não pode ser, obviamente, apenas trabalhada em sala de aula. Faz-se necessária uma abordagem mais especulativa, incitadora, capaz de fomentar ensejos por descobertas. Nesse contexto é que se insere o laboratório em casa, instrumento conciliador entre a sala de aula e a prática.
OBJETIVOS
Os objetivos do  laboratório em casa são, basicamente:
a.    exercitar, no aluno, a capacidade de refletir sobre fenômenos naturais e como esses fenômenos podem ser explicados cientificamente;
b.    fomentar a elaboração de experiências e experimentos que tentem comprovar uma hipótese;
c.    levar o aluno a concluir, por si só, a respeito de determinado fenômeno, baseado em resultados mensuráveis;
d.   comparar o conhecimento empírico e o conhecimento científico;
e.    criar uma consciência crítica acerca das conclusões e teses elaboradas a partir das hipóteses testadas através de experimentos.
f.     Uso de instrumentos comuns aos alunos:celular e redes sociais
g.    Trabalhar a edição de vídeos e publicação em redes sociais.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Escolha da experiência
Filmagem dos experimentos
Divulgação em sites e redes sociais :Facebook,dos alunos

Materiais
Uso de tecnologia: Celular ou máquina filmadora
Material para o experimentos
Internet para postagem do experimentos

Cronograma
Todo o  ano letivo

Fotos:




Um comentário: