Escola Estadual Professor Manoel Rufino
PROJETO " Laboratório
Caseiro e virtual de Física
Área: Física Séries: 1°
ano
Prof: Nanci Silva
INTRODUÇÃO
É sabido que o aprendizado de Física não
deve se limitar somente aos conteúdos programáticos ministrados em sala de
aula. Com o advento das modernas técnicas eletrônicas e acesso à Internet, o
conhecimento tornou-se algo bastante corriqueiro e fácil. O aluno que tem
condições de usufruir dessas facilidades digitais obtém êxito em seus estudos
e, consequentemente, em sua futura carreira profissional. E o aluno que normalmente
utiliza tais ferramentas de estudo também mostra interesse em desenvolver
projetos na área de ciência experimental.
A ciência é a mãe das disciplinas. Ela
engloba um vasto leque de conhecimentos que vão desde a matemática até a
geografia, passando pela história, antropologia, sociologia, biologia, química,
física e até mesmo a medicina. Os conteúdos de Física oferecem ao aluno um
conjunto de informações que devem ser processados de tal forma uma consciência crítica acerca dos fenômenos naturais
que o cercam. Essa consciência crítica, que irá abrir-lhe os horizontes para
novas descobertas, não pode ser, obviamente, apenas trabalhada em sala de aula.
Faz-se necessária uma abordagem mais especulativa, incitadora, capaz de
fomentar ensejos por descobertas. Nesse contexto é que se insere o laboratório
em casa, instrumento conciliador entre a sala de aula e a prática.
OBJETIVOS
Os objetivos do laboratório em casa são, basicamente:
a. exercitar,
no aluno, a capacidade de refletir sobre fenômenos naturais e como esses
fenômenos podem ser explicados cientificamente;
b. fomentar
a elaboração de experiências e experimentos que tentem comprovar uma hipótese;
c. levar
o aluno a concluir, por si só, a respeito de determinado fenômeno, baseado em
resultados mensuráveis;
d. comparar
o conhecimento empírico e o
conhecimento científico;
e. criar
uma consciência crítica acerca das conclusões e teses elaboradas a partir das
hipóteses testadas através de experimentos.
f. Uso
de instrumentos comuns aos alunos:celular e redes sociais
g. Trabalhar
a edição de vídeos e publicação em redes sociais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Escolha da experiência
Filmagem dos experimentos
Divulgação em sites e redes sociais :Facebook,dos alunos
blog :http://nanciexatas.blogspot.com.br/ (Professora
Nanci silva)
Materiais
Uso de tecnologia: Celular ou máquina filmadora
Material para o experimentos
Internet para postagem do experimentos
Cronograma
Todo o ano letivo






PARABÉNS PELO SEU TRABALHO, CADA DIA MAIS INOVADOR!
ResponderExcluir