Escola Estadual Professor Manoel
Rufino
Projeto: Placas de trânsito Geometria
Professora :Nanci
Silva
Alunos do 2°ano C
![]() |
| Placas de Trânsito confeccionada pelos alunos. |
Problematização
Reconhecer a utilidade do espaço escolar e
identificar com as placas de trânsito brasileira.
Resumo
Apresenta- se um
estudo sobre a Matemática no trânsito com o objetivo de desenvolver no aluno
uma percepção de espaço, e noções de geometria, apontando a importância da
matemática no cotidiano dos educandos. Considerando que a educação no trânsito
tem um papel de destaque no processo social do cidadão.
Segundo o Código de
Trânsito Brasileiro, trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e
animais, para circulação, parada, estacionamento e operação de carga e
descarga. Ou seja, quando você está no carro, no ônibus, atravessando a rua ou
esperando o semáforo abrir, você está no trânsito.
O trânsito é um assunto muito tratado hoje
em dia, isso porque praticamente todas as pessoas de alguma maneira, convivem
com o trânsito. Para que possamos ter uma sociedade mais responsável e
inteligente devemos apresentar aos alunos hoje para que amanhã não sejam
cidadãos incompetentes e incoerentes no transito e além de ajudar na diminuição
nas mortes de transito que sem sombra de dúvida é a causa que mais mata no
mundo hoje em dia, mas para que isso aconteça é importante que todos colaborem
e conheçam as regras e sinais do trânsito.
Justificativa
Proporcionar ao aluno conhecimentos
matemáticos a partir de situações reais no trânsito para que o mesmo cresça
consciente, de atitudes positivas e negativas.
Com este Projeto sobre geometria
abordaremos situações relacionadas à forma, dimensão, espaço, localização,
cores e direção. O objetivo de ensinar geometria aos alunos do 2º ano está
ligado ao sentido de localização, reconhecimento de figuras e de formas geométricas,
representação espacial e estabelecimento de propriedades.
Não devemos ignorar esta matéria da forma
de sermos omissos para com a moral e a ática pessoal e coletiva, pois alguns
alunos precisam ser monitorados, pois não conseguem criar uma relação entre a
geometria e o mundo ao seu redor.
Devidamente objetivo este Projeto levará ao
aluno a se comportarem de maneira crítica e sendo ótimos observadores do mundo
e criando a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos com o cotidiano, para
que mais adiante possam ser cidadãos exemplares com as normas e leis de
trânsito. Objetivamos por meio deste difundir uma nova e grande concepção
de forma lúdica recreativa e teórica sobre alguns conteúdos que possuem
afinidade com a geometria, como os mapas, as figuras, os sólidos, as
planificações entre outros.
Objetivo Geral
Desenvolver no aluno a noção de espaço,
localização e o uso da matemática identificando as diferentes formas geométricas
contidas nas placas de trânsito, nos cenários urbanos, nas pinturas e veículos
do seu cotidiano, e sua importância na vida social e acadêmica.
Objectives
Específicos
· Mostrar através das placas
e suas cores e formas geométricas, a localização e espaço,
·Ensinar o aluno noção de
espaço e respeito no trânsito;
·Reconhecer e nomear
figuras geométricas, perceber suas respectivas propriedades;
Metodologia
O professor deverá analisar o conhecimento
que os alunos têm a respeito do assunto. Em seguida poderá apresentar as placas
de sinalização com vários formatos. Ocorrendo a procedência de elaboração de
perguntas a respeito das placas e que formas elas possuem. É cabível que os
alunos devam reconhecer as figuras geométricas com características planas,
fechadas, simples e contornos com retas.
É imprescindível apresentar a ideia de
localização e espaço, construindo placas de localização no espaço da
escola.Placa de identificação dos principais locais e acesso.
Por último o projeto inclui a parte teórica
e discursiva/palestra retratando o conceito da geometria na linguagem
matemática.
O uso da sala de informática foi de
fundamental importância para pesquisa de placas e sua identificação com a
localização no espaço escolar.
Cronograma
O projeto será efetivado em algumas fases
de elaboração sua duração será de 05 aulas, sendo distribuídas da seguinte
forma:
Ø 1ª Fase - Elaboração do projeto.
Ø 2ª Fase - Pesquisa em sala (professor e aluno).
Explicação
sobre o projeto para os alunos;
Aplicação de um
questionário/debate sobre conhecimentos dos alunos a respeito das regras de
transito.
Ø 3ª FASE - Organização do espaço a ser realizado o projeto.
Decorar a escola, tornando a temática com o projeto;
Apresentação das placas de transito com várias formas
geométricas.
Elaboração de perguntas sobre as placas transito e que
formas elas possuem.
Ø 4ª FASE – Realização
de Maquete.
Estabelecer noção de espaço e localização de espaço
dentro da escola (demonstrar através de exemplos a relação que existe entre
eles).
Ø 5ª FASE -
Finalização e concretização do projeto.
Análise
(Feed Back) de todo o projeto com a
escola
Tempo estimado
2
aulas
Recursos materiais:
Modelo
de placas de transito, cola, isopor, papel contact, impressora, sala de
informática.
Problematização
Reconhecer a utilidade do espaço escolar e
identificar com as placas de trânsito brasileira.
Resumo
Apresenta- se um
estudo sobre a Matemática no trânsito com o objetivo de desenvolver no aluno
uma percepção de espaço, e noções de geometria, apontando a importância da
matemática no cotidiano dos educandos. Considerando que a educação no trânsito
tem um papel de destaque no processo social do cidadão.
Segundo o Código de
Trânsito Brasileiro, trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e
animais, para circulação, parada, estacionamento e operação de carga e
descarga. Ou seja, quando você está no carro, no ônibus, atravessando a rua ou
esperando o semáforo abrir, você está no trânsito.
O trânsito é um assunto muito tratado hoje
em dia, isso porque praticamente todas as pessoas de alguma maneira, convivem
com o trânsito. Para que possamos ter uma sociedade mais responsável e
inteligente devemos apresentar aos alunos hoje para que amanhã não sejam
cidadãos incompetentes e incoerentes no transito e além de ajudar na diminuição
nas mortes de transito que sem sombra de dúvida é a causa que mais mata no
mundo hoje em dia, mas para que isso aconteça é importante que todos colaborem
e conheçam as regras e sinais do trânsito.
Justificativa
Proporcionar ao aluno conhecimentos
matemáticos a partir de situações reais no trânsito para que o mesmo cresça
consciente, de atitudes positivas e negativas.
Com este Projeto sobre geometria
abordaremos situações relacionadas à forma, dimensão, espaço, localização,
cores e direção. O objetivo de ensinar geometria aos alunos do 2º ano está
ligado ao sentido de localização, reconhecimento de figuras e de formas geométricas,
representação espacial e estabelecimento de propriedades.
Não devemos ignorar esta matéria da forma
de sermos omissos para com a moral e a ática pessoal e coletiva, pois alguns
alunos precisam ser monitorados, pois não conseguem criar uma relação entre a
geometria e o mundo ao seu redor.
Devidamente objetivo este Projeto levará ao
aluno a se comportarem de maneira crítica e sendo ótimos observadores do mundo
e criando a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos com o cotidiano, para
que mais adiante possam ser cidadãos exemplares com as normas e leis de
trânsito. Objetivamos por meio deste difundir uma nova e grande concepção
de forma lúdica recreativa e teórica sobre alguns conteúdos que possuem
afinidade com a geometria, como os mapas, as figuras, os sólidos, as
planificações entre outros.
Objetivo Geral
Desenvolver no aluno a noção de espaço,
localização e o uso da matemática identificando as diferentes formas geométricas
contidas nas placas de trânsito, nos cenários urbanos, nas pinturas e veículos
do seu cotidiano, e sua importância na vida social e acadêmica.
Objectives
Específicos
· Mostrar através das placas
e suas cores e formas geométricas, a localização e espaço,
·Ensinar o aluno noção de
espaço e respeito no trânsito;
·Reconhecer e nomear
figuras geométricas, perceber suas respectivas propriedades;
Metodologia
O professor deverá analisar o conhecimento
que os alunos têm a respeito do assunto. Em seguida poderá apresentar as placas
de sinalização com vários formatos. Ocorrendo a procedência de elaboração de
perguntas a respeito das placas e que formas elas possuem. É cabível que os
alunos devam reconhecer as figuras geométricas com características planas,
fechadas, simples e contornos com retas.
É imprescindível apresentar a ideia de
localização e espaço, construindo placas de localização no espaço da
escola.Placa de identificação dos principais locais e acesso.
Por último o projeto inclui a parte teórica
e discursiva/palestra retratando o conceito da geometria na linguagem
matemática.
O uso da sala de informática foi de
fundamental importância para pesquisa de placas e sua identificação com a
localização no espaço escolar.
Cronograma
O projeto será efetivado em algumas fases
de elaboração sua duração será de 05 aulas, sendo distribuídas da seguinte
forma:
Ø 1ª Fase - Elaboração do projeto.
Ø 2ª Fase - Pesquisa em sala (professor e aluno).
Explicação
sobre o projeto para os alunos;
Aplicação de um
questionário/debate sobre conhecimentos dos alunos a respeito das regras de
transito.
Ø 3ª FASE - Organização do espaço a ser realizado o projeto.
Decorar a escola, tornando a temática com o projeto;
Apresentação das placas de transito com várias formas
geométricas.
Elaboração de perguntas sobre as placas transito e que
formas elas possuem.
Ø 4ª FASE – Realização
de Maquete.
Estabelecer noção de espaço e localização de espaço
dentro da escola (demonstrar através de exemplos a relação que existe entre
eles).
Ø 5ª FASE -
Finalização e concretização do projeto.
Análise
(Feed Back) de todo o projeto com a
escola
Tempo estimado
2
aulas
Recursos materiais:
Modelo
de placas de transito, cola, isopor, papel contact, impressora, sala de
informática.















Parabéns pelo trabalho! Nossa escola agradece as plaquinhas.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho! Nossa escola agradece as plaquinhas.
ResponderExcluirObrigada .
Excluir